Noções de Probabilidade

O cálculo da probabilidade pertence ao campo da matemática, off course!!! entretanto a maioria dos fenômenos que tratam da estatística são de natureza “aleatória” ou probabilística.

Tabom, tabom, ninguém gosta de bla bla blás.. vamos logo as fórmulas e conceitos que realmente mostrem a “coisa” funcionando…

Pato Donalds

Conceitos Básicos:

Experimento Aleatório: São fenômenos que repetido várias vezes sob condições semelhantes, apresentam resultados imprevisíveis, ou seja o resultado final depende do acaso. correct?!

Espaço Amostral: Representado pela letra “S” ou “U” , é o conjunto de resultados possíveis de um experimento aleatório. Desenhando… imagine que vamos brincar de jogar DADOS (de 6 faces).. qual os resultados possíveis? ……pensando….pensando………….. simples: (1,2,3,4,5 e 6)

Eventos: é qualquer subconjunto do espaço amostral de um experimento aleatório. Vamos representá-lo sempre com a letra “E”.

Se E = S, então é chamado de evento certo

Se E = Ø, E é um evento impossível

Vamos a prática:

 Ex: Ao lançar uma moeda, lê-se a figura da face voltada para cima. Pede-se:

a) O espaço Amostral:  U=(cara, coroa); // Só pode ocorrer Cara ou Coroa, portando é o Espaço Amostral

b) O número de elementos do Espaço Amostral:  n(U) = 2  // Como só pode ser Cara ou Coroa, logo são somentes dos elementos

c) O número de Elementos do Evento: n(E1)= 1 e n(E2) = 1 // O E1 aqui representa Cara e o E2 representa Coroa, e qualquer um deles pode ocorrer somente UMA vez em cada lançamento, portanto E1=1 e E2=1

 Material Complementar: Slides

5 comentários sobre “Noções de Probabilidade

  1. Como calcular tal probabilidade?
    Familia tem 5 filhos e a familia oliveira tem 4. Qual a probabilidade da primeira ter todos os filhos do sexo masculino e a segunda todos os filhos do sexo feminino?

    • A probabilidade da primeira família ter todos filhos do sexo masculino é de 20% e da segunda família ter todos os filhos do sexo feminino é de 25%. Para calcular a possibilidade da primeira ter todos do sexo masculino e a segunda ter todos do sexo feminino soma-se o número de sucessos 25+20 e divide pelo de “fracassos” 75+80. Sendo assim teremos 3,4444444 e chances.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s